telhas-autoportantes

Telhas Autoportantes

Processo de montagem das Telhas Autoportantes

02-telhas-autoportantes

O que é o Sistema Construtivo de
Coberturas com Telhas Autoportantes?

É um sistema construtivo em que se dispensa a estrutura de apoio das telhas, pois estas são feitas em aço, que se destacam por sua capacidade de vencer grandes vãos, possível por sua resistência à tração e leveza.

Calculadas adequadamente, atendem vãos de até 40 metros, sem a necessidade de vigas intermediárias. Fabricadas sob medida e no local da obra, otimizam a construção com vantagens principalmente em função da rapidez com que elas são aplicadas.

Quais os componentes?

telhas-autoportantes-componente-1O sistema consiste em telhas autoportantes contínuas, perfiladas
em chapa de aço carbono, revestidas de zinco (galvanizada) ou de alumínio e zinco (galvalume), nas espessuras que variam de 0,65mm até 1,55mm. Parafusos galvanizados fixam as telhas em suportes de apoios (cavaletes), que têm o formato adequado com a geometria da telha.

telhas-autoportantes-componente-2Para tornar um conjunto único e monobloco, cada telha é solidarizada com a telha adjacente num processo de costura através de parafusos galvanizados e arruelas de vedações. Em atmosfera agressiva-comum em zonas marítimas e industriais, recebem tratamento superficial através de pinturas especiais que  podem ser pré ou pós-pintadas.

Como atua?

O sistema construtivo pela sua simplicidade incorpora, num único elemento, estrutura e cobertura. Duas funções num mesmo produto. Pelas características do material e forma geométrica das telhas autoportantes se consegue, além de elevadas resistências mecânicas, a possibilidade de execução de telhados planos ou com curvaturas.

Telhas em curva

Telhas em curva

Telhas planas

Telhas planas

Para quais casos é indicado?

casos-indicadosQuando se requer vãos livres maiores com aproveitamento dos espaços internos da obra. Sem o uso de estruturas de sustentação intermediária se consegue mais altura livre nas construções.

Quando se requer rapidez na construção, o processo construtivo de instalação das telhas é veloz podendo chegar a 700 m²/dia de área coberta.

casos-indicados-2Quando se precisa tornar o telhado aparente, as telhas autoportantes produzem uma impressão visual limpa de uma obra sem peças atrapalhando, e portanto melhor acabado.

Como é a fabricação e a montagem?

O processo de fabricação e montagem das telhas é simultâneo. Quando as telhas tiverem que ser fabricadas com comprimento acima do permitido para transporte, são perfiladas no próprio local da obra em máquinas perfiladoras autotransportáveis que contém rolos conformadores, responsáveis pela determinação do perfil característico da telha e de seu raio de curvatura.

A chapa liberada pelo desbobinador é tracionada pelo conjunto de rolos e lançadas diretamente com guindaste no local onde se deseja a aplicação. Dessa maneira, as telhas perfiladas são justapostas e interligadas com parafusos e arruelas de fixação e vedação, que solidarizam o conjunto das telhas autoportantes, garantindo assim a estanqueidade da cobertura.

Como é a manutenção?

manutencaoEm se tratando de um sistema construtivo extremamente simples e prático, que resulta em facilidade de fabricação e instalação, a solução conduz à maximização dos fatores relacionados a manutenção e limpeza.

Contínuas e sem emendas, as telhas autoportantes têm perfeita estanqueidade nos recobrimentos das peças não requerendo manutenção quanto a infiltrações e goteiras, além de apresentarem maior durabilidade, devido a elevada espessura da chapa de aço que aumenta a resistência.

Sendo inquebráveis, as telhas permitem o deslocamento de pessoas sem sofrer amassamentos. Importante é sempre na conclusão da execução fazer uma varrição geral do telhado para remover todo e qualquer depósito de material e resíduos nocivos deixados durante a fixação das peças.

Quais as vantagens?

O sistema construtivo de coberturas autoportantes procura aliar produtividade e alto desempenho, sempre à procura de estanqueidade, conforto acústico e térmico e apresentam vantagens econômicas, de qualidade e de estética:

  • O uso de telhas metálicas autoportantes nos telhados de grande porte acelera outras etapas da obra, com uma relação custo-benefício muito favorável. Sem interferências outro benefício adjacente da rapidez de execução é que com o prédio coberto, protegido das intempéries, os demais serviços podem ser realizados.
  • Minimização do desperdício devido as telhas serem feitas sob medida.
  • Utilização racional do material com consumo programado e planejado.
  • Ganho de mais espaço interno sem o uso de estruturas internas de sustentação.
  • Eliminam a necessidade de estruturas complementares.
  • Ampliações e reformas não perturbam o usuário.
  • Cronogramas simultâneos entre materiais.
  • Alta resistência mecânica.
  • Alívio das fundações.
  • Esteticamente, as coberturas autoportantes apresentam um visual limpo, poucos pontos de contatos que parecem fazer os telhados flutuarem, além de preservar o meio ambiente.

Onde aplicar as telhas autoportantes?

Prédios industriais, Prédios Comerciais, Terminais Rodoviários, Ginásio de Esportes, Aeroportos, Shopping´s, etc.